A sonhada Universidade Federal do Nordeste da Bahia, poderá ser implantada graças ao projeto de Lei 1800/2023, do deputado federal Ricardo Maia (MDB). O autor da matéria – que foi prefeito do município de Ribeira do Pombal por dois mandatos consecutivos e eleito para a Câmara Federal com 136.834 votos -, justifica como sendo a unidade de ensino superior, estratégica para o desenvolvimento regional, visando à formação de recursos humanos qualificados ao desenvolvimento científico e tecnológico e à promoção da cidadania.

Segundo ele, o projeto já conta com apoio do Ministro da Educação Camilo Santana, do deputado federal Joseildo Ramos, e dos membros da comissão mobilizadora que representa os interesses da região e, quando implantada, irá impactar positivamente em mais de 70 municípios que compõem os territórios do Sisal, Semiárido Nordeste II, Bacia do Jacuípe, Litoral Norte e Agreste Baiano.

Ricardo Maia aponta que a região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal. Ele afirma ainda que “a criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia também contribuirá para a implementação das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece diretrizes para a política educacional brasileira”.

(Tribuna da Bahia) Por Pedro Oliveira

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X