Na manhã do último sábado, 1°, o sacerdote Antônio Rebouças recebeu o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade durante uma missa em Ação de Graças, na Catedral de Nossa Senhora do Bom Sucesso, em Cruz das Almas. A cerimônia religiosa foi presidida pelo bispo de Cruz das Almas, Dom Antonio Tourinho Neto, contando com a presença de todo o clero diocesano. A homenagem foi concedida pelo Papa Francisco.

Quem é o novo Monsenhor?

Divulgação

Antônio Rebouças Santana nasceu em Castro Alves, no Recôncavo da Bahia, em 24 de novembro de 1954. Foi ordenado sacerdote em 6 de abril de 2002. Atualmente, é Vigário Geral da Diocese de Cruz das Almas, Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica Diocesana e Assistente Eclesiástico das Equipes de Nossa Senhora.

No último dia 25 de fevereiro, foi empossado como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Governador Mangabeira.

O que significa este título?

De acordo com a igreja, Monsenhor é um título eclesiástico de distinção que é outorgado pelo Papa a alguns sacerdotes. Os graus de monsenhorado são três: Protonotários Apostólicos, Prelados da Honra de Sua Santidade e Capelães de Sua Santidade.

O intuito é de reconhecer os serviços prestados pelos párocos à Igreja Católica.

Por que foi concedida ao padre Antônio?

Para receber o título de Monsenhor Capelão de Sua Santidade, o bispo diocesano Dom Antonio Tourinho Neto, através da Nunciatura Apostólica (alto nível das missões diplomáticas da Santa Sé), enviou ao Vaticano o nome e a biografia de Antônio Rebouças para receber a honra do monsenhorado. Em seguida, coube ao Papa, que esteve de acordo, em conferir o título ao sacerdote.

O que muda?

Em tese, segundo a Igreja, os Monsenhores Capelães de Sua Santidade não usufruem de autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica em um sacramento de ordem.

No entanto, Monsenhor Antônio Rebouças poderá usar batina negra com frisos e faixas violáceos, sendo permitido, também, o uso de um barrete negro com borla violácea.

Reconhecimento

Ainda conforme a Igreja Católica, Monsenhor Capelão de Sua Santidade corresponde ao antigo título de Camareiro Papal, sendo “comum aos ordinários de cada diocese reconhecer os méritos de alguns de seus sacerdotes, como o zelo pelas almas e o amor à Igreja e ao Santo Padre”.

Com informações da Diocese Porto Nacional

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *