Conforme o relatório “Consumer Pulse”, divulgado pela Bain & Company em janeiro, entre o final de 2022 e o começo deste ano, 90% dos brasileiros perceberam aumento nos preços e 85% afirmaram que estão reduzindo, ou pretendem reduzir o valor gasto nas despesas. Neste cenário, Eduardo Córdova, CEO do market4u, rede de mercados autônomos que atua dentro de condomínios comerciais e residenciais, lista quatro dicas para quem quer economizar no mercado. Confira:
1.Defina objetivos e analise opções
Embora a maioria das pessoas pense diretamente no valor dos produtos quando o tema é redução de custo, o preço das mercadorias em si não é a única coisa que deve ser levada em consideração na hora de economizar. Por isso, o CEO do market4u destaca a importância dos consumidores definirem os objetivos das compras e analisarem as opções. “Atualmente, a economia não está necessariamente relacionada apenas aos montantes de quanto valem os produtos, pois o cliente pode optar por economizar tempo, combustível ou, ainda, experiência. Neste aspecto, é interessante estudar as alternativas de lojas que existem no mercado como, por exemplo, atacarejos, mercado premium, ou mesmo o mercado autônomo, para que seja escolhido o modelo mais adequado e que atenda as necessidades do consumidor”, explica Córdova.
2. Faça um planejamento
A variedade de produtos e as novas soluções que estão disponíveis nas grandes varejistas são sedutoras e podem, facilmente, induzir o consumidor a aumentar a lista de mercadorias que serão adquiridas. Desta forma, Córdova aconselha: “Além da boa e velha lista de compras, antes de ir até o mercado, verifique a dispensa para determinar somente o que é necessário adquirir, porque com objetivos específicos, fica mais difícil ter a atenção desviada para a compra de produtos que não estavam previstos”.
3. Use os recursos disponíveis ao seu favor
Além da lista de itens a serem adquiridos e da verificação da dispensa, Córdova destaca que há mais um hábito que pode auxiliar na hora de economizar com as compras: fazer uso de todos os recursos que as redes disponibilizam para os consumidores. Isso porque por meio de ferramentas como cadastros em sites e assinaturas de newsletter, por exemplo, o consumidor pode pesquisar preços dos produtos e ir às compras já sabendo como e quanto vai gastar.
4. Fique de olho em promoções
Ainda no tópico de recursos disponíveis pelas varejistas, o CEO do market4u chama a atenção para as promoções disponíveis em clubes de compras e aplicativos. “Neste aspecto, um exemplo que eu utilizo bastante é o do próprio aplicativo do market4u, pois, através dessa ferramenta, semanalmente, os nossos clientes recebem diversas promoções baseadas no perfil de consumo, tendo com frequência, acesso aos produtos com uma condição especial”, finaliza Córdova.
Sobre o market4u
O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil, que atua no formato de franquia desde 2020, mesmo ano de sua fundação. Com tecnologia em seu DNA, a startup nasceu com o propósito de levar mais comodidade e segurança para as pessoas dentro dos condomínios residenciais e comerciais. Hoje tem mais de 2.000 PDXs espalhados em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal, que funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e sem a necessidade de atendentes. Além de ser utilizado no momento da compra, o aplicativo integra o É Daqui, que funciona como uma rede social do condomínio para anunciar produtos e serviços entre os moradores. Outra ferramenta disponível no aplicativo , é o marketplace, que reúne estabelecimentos parceiros na cidade, oferecendo produtos e serviços indisponíveis nas gôndolas, como açougue, hortifrúti, serviços de estética e até lavagem automotiva. Saiba mais por meio deste link.
Fonte: Bahia Recôncavo