Em coletiva de imprensa, que vai acontecer nesta quarta-feira (10), às 10h30, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais vão detalhar o pacote de Projetos de Lei enviado à Assembleia Legislativa (Alba) para modernização na organização das forças de Segurança, reestruturação de cargos e diferentes modalidades de reajustes para os servidores. As medidas têm por objetivo modernizar o Estado e valorizar o funcionalismo. O destaque vai para as melhorias voltadas às áreas de Educação, Saúde e Segurança.
Entre as novidades, está o reajuste linear de 4% para todas as carreiras da administração direta e indireta, beneficiando um total de 270 mil pessoas, incluindo servidores ativos, ocupantes de cargo em comissão, profissionais Reda, aposentados e pensionistas.. Na área da Educação, haverá aumento do salário base do professor do magistério com carga horária de 40 horas semanais, além de reajuste nos vencimentos em percentual acima do aumento linear dos servidores.
Com relação aos trabalhadores da Saúde, haverá a aplicação de promoção extraordinária para as diversas carreiras, incluindo médicos e profissionais que atuam em serviços auxiliares, além de ganho médio também acima do reajuste linear do funcionalismo, além de ganho médio também acima do reajuste linear do funcionalismo.
Outra medida enviada pelo Governo é a criação de novos grupamentos de Segurança, para melhor atendimento à população, e reajuste no valor do Prêmio por Desempenho Policial (PDP) – que recompensa policiais militares, civis e técnicos pela atuação na redução no número de mortes violentas no estado. E ainda a modernização das estruturas e a intensificação no fluxo de promoções entre os diversos postos das carreiras.
Fonte: Bahia Recôncavo