Cruz das Almas ganhará, na próxima segunda-feira, 19, um novo hospital, com atendimento de urgência/emergência 24 horas, ambulatório e Cirurgia Geral. O novo centro de saúde, que recebe o nome Evanice Rocha (em homenagem à mãe de um dos administradores) chegará ao município com mais de 22 especialidades médicas, atendimentos aos finais de semana e feriados, leitos para observação e internamento, além da expectativa de realização de cerca de 300 cirurgias por mês, muitas das quais não são facilmente ofertadas na região, como a plástica, por exemplo.
A administração do novo hospital é formada pelo casal Gildo Araújo Júnior (Gildo Baleia) e Carine Silva Souza Araújo (Carine de Deus). Ambos possuem passagens de sucesso em administração e saúde, tendo como experiência mais recente a gestão do Hospital de Coração de Maria, por seis anos. Durante este tempo, a unidade hospitalar realizou 16 mil cirurgias com amplo sucesso.
Necessidade e qualidade
De acordo com Gildo Baleia, que é natural de São Félix, a ideia de abrir um novo hospital em Cruz das Almas surgiu durante a mudança de residência dele para o município, ao encontrar dificuldade de atendimento aos finais de semana.
“Depois que casamos e eu vim morar em Cruz das Almas, sentíamos a necessidade, principalmente aos finais de semana, de ter um hospital que fosse, de fato, 24 horas. Pensamos nessa situação e amadurecemos a ideia de termos um hospital com este diferencial. Ofertaremos o serviço de qualidade por 24 horas, com atendimento ambulatorial e de emergência”, explica.
Divisão hospitalar e expectativas
Ainda conforme Gildo, o Hospital Evanice Rocha terá duas entradas: a ambulatorial e a de emergência, uma ao lado da outra.
Na parte ambulatorial, que funcionará em horário além do habitual em Cruz das Almas, com consultas e exames à noite, ele ressalta que haverá diversas especialidades, como cardiologia, ortopedia, ginecologia, neurologia, reumatologia, além da realização de muitos exames, como eletrocardiograma, exames laboratoriais, Raio-X, preventivo, tomografia, eletroencefalograma, ultrassom, mapa, Holter 24 horas, dentre outros.
“A expectativa é a de que a população da região do Recôncavo não sinta mais a necessidade de ir para cidades com um sistema de saúde mais robusto, como Feira de Santana, Salvador ou Santo Antônio de Jesus, por exemplo. Fizemos uma estrutura para que tudo seja resolvido aqui. A expectativa é muito grande para que alcancemos pessoas de cerca de 14 municípios ou até mais no atendimento diário”, conta.
Já na parte da emergência, haverá salas com triagem, Sala Vermelha, sala de internamento, etc.
Planos futuros
Há expectativa de que o Evanice Rocha se torne um dos principais hospitais do Recôncavo da Bahia. Gildo e Carine informaram que, além do atendimento particular e por convênio médico, a gestão hospitalar trabalha junto ao Governo da Bahia para que o público também seja atendido via SUS, com possibilidade de realização de até 3.500 cirurgias por mês.
Inauguração
O Hospital Evanice Rocha será inaugurado na próxima segunda-feira, 19, às 11 horas. A sede da nova unidade hospitalar está localizada na Avenida Crisógno Fernandes, 316, Centro, em Cruz das Almas.
Fonte: Bahia Recôncavo