Quem nunca enfrentou o nervosismo e a dificuldade de criar conexões seja na escola, no trabalho ou em qualquer reunião de pessoas desconhecidas? Esse medo pode causar uma má impressão e essas pessoas acabam sendo rotuladas de antissociais. Ser tímido não é um problema, desde que se encontre as ferramentas certas para criar conexões.

Para Giovanni Begossi, especialista em oratória e conhecido como El Professor da Oratória, a comunicação, carisma, persuasão são treináveis, como ele mesmo comprovou em sua jornada desde a infância. “Aos xx anos, eu era o melhor aluno da turma, mas não tinha amigos, não tinha uma personalidade agradável, nunca era chamado para nada e ainda sofria bullying. Ou seja, eu não era feliz”, conta Giovanni, que se considerava um ‘nerd antissocial’.

Mudar o que incomodava era uma questão de sobrevivência com a chegada da adolescência. “Eu via as pessoas mais ‘populares’ e extrovertidas e elas pareciam simplesmente mais leves, mais felizes. E eu não estava satisfeito com a minha vida. Eu me perguntava: o que eles têm que eu não tenho? Esse sentimento foi crescendo, crescendo, até que um dia decidi entrar no teatro”, relembra.

Ao colocar intenção na mudança, Giovanni não parou mais. Nos últimos 12 anos, fez 2 anos de teatro, 6 anos de debate competitivo, mais de 10 cursos de oratória como aluno, e mais de 10 outros como professor, entrou nos Toastmasters em Portugal, ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em 3 línguas, se tornou bicampeão brasileiro de oratória e ainda ensinou debate em inglês para crianças em uma empresa da China.

Por isso, como especialista que viveu na pele essa dificuldade, ele separou 18 segredos de como iniciar essa mudança pessoal:

  1. Nunca negue palco, você vai aprender na prática e o nervosismo vai sumir.
  2. Regra dos 3 segundos: viu alguém que quer se conectar, conte até 3 e fale com a pessoa, sem importar o que vai falar, de preferência fazendo uma pergunta inofensiva e mostrando as mãos.
  3. Não seja uma pessoa agradadora, muita gente nem liga para esse tipo.
  4. Viva a vida como se fosse um filme, tome decisões dignas de um protagonista e não se esconda. Viva uma história que você sinta orgulho de contar quando ficar velhinho.
  5. Não seja perfeccionista. Faça sua primeira live, não se importe com poucos ouvintes, pois é uma preparação para as centenas de pessoas que ainda verão suas lives.
  6. Estude mais do que irá ensinar.
  7. Ensaie e cronometre, de preferência na frente de alguém que possa dar um feedback brutalmente honesto.
  8. Legitimidade: fale sobre coisas que você conhece.
  9. Não decore: melhor aprender o conteúdo e decorar apenas a estrutura.
  10. Respiração diafragmática: foque em expandir o abdômen, inspirando em 4 segundos, segurando por 4 segundos e soltando por 4 segundos. Repetir 10 vezes.
  11. Técnica de passar a bola: se ficar nervoso, faça uma pergunta para a plateia. Mas não esqueça de validar e premiar quem participa com você.
  12. Técnica do anjo da guarda: foque o olhar em quem está prestando atenção, e não em quem está de cara feia.
  13. Fazer rir nos primeiros minutos: assim todos ficam mais relaxados. Mas nunca peça desculpas pelo nervosismo.
  14. Se divirta no processo: quando você para de condicionar a sua felicidade ao resultado e passa ver a própria atividade como algo legal, você consegue se doar mais, e ao mesmo tempo ficar mais leve, então não se cobre tanto, dê o seu melhor e se divirta.
  15. Ouça uma música que te motive: atletas de alto nível fazem isso para entrar em um estado mental de preparação.
  16. Reconhecimento avançado: visite o palco antes e esteja lá sem ninguém para sentir como é.
  17. Visualização positiva: repasse a palestra na cabeça imaginando tudo dando certo antes de dormir no dia anterior.
  18. Retirada estratégica: momentos antes de palestrar, se isole para fazer a rotina pré-palestra e focar.

Giovanni Begossi – Mais conhecido como El Professor da Oratória, Giovanni é advogado e aluno laureado do curso de direito na UFRN, Tedx Speaker e bicampeão brasileiro de oratória. São 13 anos de experiência em comunicação, que começaram em aulas de teatro, passando pelos Toastmasters, em Portugal, e chegando a sócio extraordinário da Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra. Por meio da comunicação, deixou de ser um “nerd antissocial” e ganhou mais de 20 prêmios de debate e oratória em três línguas diferentes: inglês, espanhol e português. Referência no ramo, é criador dos métodos Hiper Persuasão, Oratória Viral e Destrave Sua Comunicação, além de mentor de grandes influenciadores, empresários multimilionários, ex-BBBs, políticos, atletas profissionais e até desembargadores. Em agosto de 2022 ganhou 200 mil seguidores no Instagram e no Tik Tok, tornando-se o maior perfil de comunicação e oratória do País nas redes sociais, com mais de 900 mil seguidores atualmente e mais de 100 milhões de views orgânicos. @elprofessordaoratoria

Fonte: Bahia Recôncavo

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X