Um dos pioneiros do franchising no Brasil, o fundador e presidente da Cherto Consultoria, Marcelo Cherto, prevê que o ano de 2024 marcará a consolidação do “figital”, fusão de físico e digital, que resume a ideia de as empresas buscarem oferecer aos seus clientes experiências de compra inesquecíveis. Segundo o especialista, o ano que se aproxima também será pontuado, no ambiente do franchising, pelo ganho de relevância da sustentabilidade, pela adoção acelerada de tecnologias de ponta, pela diversificação dos negócios e segmentos e pelo avanço das franquias nacionais para outros países.

“O franchising no Brasil amadureceu e vem evoluindo cada vez mais rápido. No fundo, apenas um reflexo das transformações que vêm ocorrendo em nossa sociedade, em nossos hábitos de consumo e em nossa visão de mundo”, comenta Cherto. “Certamente, ainda há muito a evoluir e, por isso mesmo, estamos diante de um futuro empolgante, no qual inovação, ousadia e responsabilidade caminharão lado a lado para colocar o Brasil numa posição ainda mais elevada do ranking global das franquias.”

A seguir, confira as cinco tendências do franchising em 2024 e conheça oito franquias para quem deseja empreender ou diversificar os investimentos:

1) Consolidação do figital

Em 2024 e nos anos que se seguem, diz Marcelo Cherto, não será surpresa vermos mais e mais franquias nas quais os ambientes físico e digital se integrarão para melhorar a vida de todos e ampliar os resultados.

Matsuri

Até a pandemia, o Matsuri era um dos mais conhecidos e respeitados restaurantes japoneses de Londrina. Com a crise sanitária, a empresa viu-se obrigada a migrar para o delivery, passando a atuar sob a marca Matsuri To Go. Já em 2023, o Matsuri retomou a operação tradicional – física – em alto estilo, com a inauguração de uma loja com 450 metros quadrados, às margens do Lago Igapó, fruto de um investimento de R$ 1,8 milhão. Além da unidade própria, o Matsuri segue com as operações focadas no delivery, no formato de franquias. A expectativa é terminar o ano com 19 unidades.

Investimento: R$ 195 mil

Greenjoy

A Greenjoy é uma rede de restaurantes fast-casual de alimentação saudável. Com diversas opções de refeições, desde saladas, wraps, bowls, pokes, smoothies, sucos e sobremesas. A marca entrega a praticidade da comida rápida, a experiência de um ambiente agradável e o valor dos alimentos saudáveis e frescos. O setor de alimentação responde por quase 25% do faturamento do total de franquias de todos os segmentos no Brasil. A Greenjoy segue o modelo fast casual, tendência nos Estados Unidos, que integra o segmento da área de alimentação que mais cresce no mundo.

Investimento: a partir de R$ 900 mil

2) O verde ganha mais relevância

Na opinião do fundador da Cherto Consultoria, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social tende a ganhar ainda mais força. “Mais e mais empresas franqueadoras vêm se dando conta de que não basta apenas buscar o lucro, mas também construir relações de confiança e respeito com seus franqueados e com as comunidades nas quais suas marcas estão inseridas”, comenta.

Aquamagic

Fundada em 2020, a rede de lavanderias de autoatendimento Aquamagic intensificou sua expansão no formato de franquias no ínicio de 2022. A marca tem como diferencial a oferta de um conjunto de atrativos para quem precisa trabalhar ou estudar enquanto aguarda a lavagem e secagem das roupas. Além de contarem com wi-fi, as unidades – com ar-condicionado – dispõem de bancadas para que os clientes utilizem notebooks, além de máquinas de café. Uma das vantagens das máquinas de lavar profissionais está ligada à sustentabilidade. Mais modernas e eficientes do que as comuns, elas consomem menos água e energia – em casa, é comum que roupas sejam colocadas para lavar em quantidade inferior à capacidade das máquinas, desperdiçando água, energia e produtos de limpeza. 

Investimento: R$ 169 mil

Peça Rara

A rede de brechós Peça Rara tem como propósito promover o consumo consciente o conceito “second hand” (uso de segunda mão), a economia circular e a responsabilidade social. A marca, que tem como uma das sócias a atriz Deborah Secco, projeta fechar o ano com 140 unidades vendidas – 90 delas em operação – e um faturamento de aproximadamente R$ 190 milhões. Para 2024, a estratégia inclui a comercialização de mais 260 lojas nas capitais de todo o país e no interior das regiões Sul e Sudeste.

Investimento: a partir de R$335 mil

3) Adoção acelerada de tecnologias de ponta 

A adoção de tecnologias inovadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e blockchain já vem ocorrendo no mundo do franchising brasileiro e tende a se intensificar, conforme Marcelo Cherto. “Essa e muitas outras ferramentas tecnológicas têm o condão não apenas de melhorar a eficiência do negócio, mas também de permitir a criação de experiências únicas para os clientes e de garantir maior segurança e transparência nas operações”, diz o especialista.

Farmais

Prestes a atingir uma receita de R$ 1 bilhão, que deve ser alcançada ao final de 2023, a rede de farmácias Farmais passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Um dos trunfos da empresa foi a virada omnichannel, assinalada em duas etapas. A primeira, em 2022, com o lançamento do e-commerce próprio, farmácia virtual que cresceu tanto que precisou trocar de plataforma. A próxima será a sua transformação em um marketplace de medicamentos. Com investimento de R$ 1,5 milhão, a plataforma integra o estoque de todas as unidades e facilita o processo de compra do cliente, além de permitir que os franqueados possam vender para o consumidor final e, assim, aumentarem sua rentabilidade e melhorarem a gestão dos negócios.

Investimento: R$ 800 mil (R$ 200 mil em casos de conversão de bandeiras)

4) Mais variedade

Segundo o fundador da Cherto Consultoria, não faz muito tempo, quando se falava em franchising, a maioria das pessoas só conseguia pensar em foodservice, cursos de idiomas, cosméticos e perfumes, moda e pouca coisa mais. “De alguns anos para cá, esse cenário vem se alterando e hoje há uma infinidade de tipos de negócios ampliando sua ocupação de mercado via concessão de franquias”, afirma. “Muitos outros negócios inovadores vão surgir nesse mercado no ano que vem e nos anos por vir.”

HCC Energia Solar

Há mais de 18 anos, a HCC Energia Solar presta serviços em engenharia elétrica para milhares de famílias, empresas e agronegócios brasileiros. Com o objetivo de gerar economia, qualidade de vida e sustentabilidade para todos, oferece soluções personalizadas de energia solar, proporcionando independência energética para os clientes e reduzindo os danos causados ao meio ambiente. Com materiais de alta qualidade, além da instalação dos sistemas fotovoltaicos, a rede possui um modelo de negócio de franquias para aqueles que querem empreender no setor de energia solar e cuidar do meio ambiente através da energia limpa.

Investimento: R$ a partir de R$55 mil a R$140 mil

5) Avanço para Além-Fronteiras

Na opinião de Marcelo Cherto, a expansão internacional das franquias brasileiras, que veio evoluindo de forma tímida, aos poucos vai se acelerando e se mostrando uma tendência promissora. “Graças à ampla divulgação do sucesso de negócios bem brasileiros em outras paragens, nossos franqueadores parecem estar deixando para trás o medo de avançar além-fronteiras e passam a olhar para mercados internacionais, especialmente os nossos vizinhos de continente, Portugal e outros tantos, como uma nova oportunidade a ser explorada, com boas chances de sucesso”, comenta o especialista.

Instituto Embelleze

Criado em 2003, o Instituto Embelleze é a maior rede de franquias de cursos profissionalizantes da área de beleza da América Latina. A marca tem como missão formar profissionais inspiradores do universo da beleza, com foco no encaminhamento ao mercado de trabalho, ensino de uma profissão e incentivo ao empreendedorismo. Em 20 anos, as mais de 250 escolas espalhadas por todo Brasil já ajudaram mais de 2,5 milhões de alunos a reescreverem suas histórias e transformarem suas próprias vidas. Atualmente, o Instituto Embelleze mantém unidades no Brasil, Estados Unidos e Equador.

Investimento: a partir de R$85 mil

Oakberry

A Oakberry Açaí Bowls foi pensada para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação: o fast-food saudável. Nem todos têm tempo suficiente para se alimentar de maneira energética e benéfica. Assim, a missão da Oakberry é entregar uma experiência saborosa, natural e nutritiva, rapidamente. A ideia é mudar como o fast-food é visto e pensado. O açaí da Oakberry é 100% natural. Sua fórmula não contém corantes, conservantes artificiais ou xarope de guaraná. O processo realizado pela própria marca busca preservar ao máximo os benefícios do açaí. Atualmente, a rede mantém mais de 200 unidades no Exterior. A maioria situa-se em Portugal e na Espanha, mas também há lojas em países como Holanda, Irlanda, Romênia e Polônia.

Investimento: a partir de R$170 mil

Fonte: Bahia Recôncavo

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