A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre seleção para o curso de Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”. As inscrições, gratuitas, ocorrem do dia 15 a 21 de maio no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

Serão ofertadas 230 vagas, distribuídas nos polos de Amargosa, Campo Formoso, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Ipiaú, Simões Filho, Valença, e Vitória da Conquista. O início das aulas está marcado para agosto de 2023.

A Especialização em Ensino de Ciências para os Anos Finais do Ensino Fundamental “Ciência é Dez!”, na modalidade a distância, tem por objetivo a formação, em nível de especialização lato sensu, de profissionais do magistério da educação básica, que estão atuando nos sistemas de ensino público e ministram aulas no ensino fundamental e/ou no ensino médio, a fim de apresentar e aprofundar saberes pedagógicos, a partir da oferta de suporte teórico, prático e metodológico para a atuação docente, pautados nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala de aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. 

O curso terá a duração de 18 meses, contabilizando uma carga horária total de 480 horas de trabalho acadêmico, acrescido da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 

Ciência é 10

O Ciência é 10 é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que integra o programa Ciência na Escola, do MEC, MCTIC e CNPq. 

O Ciência é 10 é um dos diversos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), um sistema gerido pela CAPES para integrar e articular as universidades públicas com os governos municipais, estaduais e federal, a fim de facilitar o acesso dos professores do Ensino Básico de todo o País a uma formação continuada e de qualidade. 

Confira o Edital SEAD nº 10/2023.

Leia o Manual de Inscrição do Candidato.

Mais informações no site da SEAD.

Por ASCOM – UFRB

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X