Muito além de prevenir constipação! Saiba como o mamão pode ajudar no seu bem-estar

Para um café da manhã completo, frutas são imprescindíveis para que a primeira refeição do dia seja saborosa, e claro, muito saudável. Portanto, é sempre importante priorizar frutos onde seu consumo frequente pode reduzir o risco de doenças e que também sejam ricos em nutrientes, como, por exemplo, o mamão.

Com o sabor doce e cores vibrantes, o mamão, quando maduro, a polpa é laranja com muitas sementes pretas comestíveis, mas amargas, e pode ser consumido cru. No entanto, se ele ainda estiver verde, pode ser consumido, também. Porém, deve ser sempre cozido antes, especialmente durante a gravidez, pois a fruta verde é rica em látex, que pode estimular as contrações.

Portanto, para entender melhor como essa fruta faz bem para a saúde, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, elencamos 9 benefícios do mamão para o bem-estar:

1- Melhora a qualidade da pele

Quer uma pele mais saudável? Aposte no mamão! Poucos sabem, mas o fruto é rico em vitaminas A, C, K, E e complexo B, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Além disso, segundo Stavro, ajuda a combater os radicais livres, retardar os sinais de envelhecimento, reduzir as rugas e linhas de expressão e diminuir a acne, principalmente em adolescentes.

2- Previne asma

O risco de desenvolver asma é menor em pessoas que consomem grande quantidade de certos nutrientes. Segundo Stavro, um deles é o betacaroteno, presente em alimentos como mamão, damasco, brócolis, melão, abóbora e cenoura.

3- Propriedades anticâncer

Poucos sabem, mas o mamão pode atuar na redução dos radicais livres, que contribuem para algumas doenças, inclusive o câncer. Além disso, o alimento pode ter alguns benefícios extras. De acordo com a especialista, entre 14 frutas e vegetais avaliadas com propriedades antioxidantes, apenas o mamão demonstrou atividade anticâncer nas células do câncer de mama.

4- Saúde óssea

A baixa ingestão de vitamina K tem sido associada a um maior risco de fratura óssea. O consumo adequado deste mineral é importante, visto que melhora a absorção de cálcio e pode também reduzir a excreção urinária de cálcio, o que significa que terá mais cálcio circulante para fortalecer os ossos.

5- Controle glicêmico

Segundo Stavro, estudos demonstraram que, indivíduos com diabetes tipo 1 e tipo 2 que consomem dietas ricas em fibras, têm níveis mais baixos de glicemia e lipídios sanguíneos. Ou seja, 100g de mamão, que equivale a uma fatia pequena, fornece em média 3 gramas de fibras.

6- Previne o intestino preso

Aposto que você já sabia desse benefício! Como já dito antes, o mamão é rico em fibras e água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover a regularidade e um aparelho digestivo saudável. Dessa forma, muitas pessoas consideram o mamão um remédio para constipação.

7- Melhora a digestão

Não é muito falado, mas o mamão contêm uma enzima chamada papaína, que pode tornar a proteína mais fácil de ser digerida.

8- Prevenção de doenças cardíacas (DCV) 

Segundo a especialista, um aumento na ingestão de potássio, com uma diminuição na ingestão de sódio, é a mudança alimentar mais importante que uma pessoa pode fazer para reduzir os riscos de DCV.

9- Diminui inflamação 

A inflamação crônica é a raiz de muitas doenças. Porém, de acordo com Stavro, estudos mostram que frutas e vegetais ricos em antioxidantes, como o mamão, ajudam a reduzir marcadores inflamatórios. 

Além disso, o mamão ajuda a melhorar o sono, os movimentos musculares, o aprendizado e a memória. Também fortalece na estrutura das membranas celulares, auxilia na transmissão de impulsos nervosos e reduzir a absorção de gordura.

Fonte: Adriana Stavro, nutricionista funcional, fitoterapeuta e mestre do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo. Portal Terra / Repost: Bahia Recôncavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *