Com letra de Joaquim Osório Duque Estrada e melodia composta por Francisco Manuel da Silva, a harmonia do Hino Nacional Brasileiro foi apresentada publicamente, pela primeira vez, no dia 13 de abril de 1831, em um evento no Theatro São Pedro, no Rio de Janeiro.
Porém, nem sempre o Hino Nacional foi prestigiado desta forma, passando por modificações consideráveis historicamente.
Esboços do hino
Durante uma festa promovida para a despedida de Dom Pedro I, um esboço de Hino Nacional Brasileiro foi apresentado. Na ocasião, a letra e a melodia foram compostas pelo desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva, mas acabou sendo rejeitada e considerada ofensiva aos portugueses. Entre os versos, estava a narração dos colonizadores como “tiranos” e “monstros”.
Alternativas
Um concurso foi organizado pelo governo para escolher o que seria o novo Hino Nacional do Brasil, mediante a composição mais aplaudida pelo público, porém, o presidente Marechal Deodoro da Fonseca ignorou o resultado e determinou a música de Francisco Manuel da Silva como novo Hino oficial. O qual conhecemos atualmente.
Curiosidades:
- A música instrumental conhecida como Hino Nacional Brasileiro já foi chamada de Hino 07 de Abril (em razão à data de anúncio de abdicação do imperador Dom Pedro I), Marcha Triunfal.
- O Hino da Independência, composto pelo imperador Dom Pedro I, já foi usado pelo país e considerado como o Hino “nacional”.
Por Anaize Rodrigues, com informações da CNN. Acesso em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/a-historia-do-hino-nacional-brasileiro-teste-seus-conhecimentos/amp/
Fonte: Bahia Recôncavo