O calor na Bahia antes mesmo do verão deve piorar nas próximas semanas por conta do pico do fenômeno El Niño, que atingirá seu máximo no final de dezembro, de acordo com previsão.
O El Niño é um fenômeno climático que esquenta as águas do Oceano Pacífico e ele deve durar pelo menos até o final do verão, ou seja, dezembro, janeiro e fevereiro vai esquentar mais ainda, segundo a colunista do iBahia Thaic Carvalho.
Neste pico, algumas cidades da Bahia podem chegar aos 45° na temperatura. Vale lembrar que o El Niño favorece as ondas de calor por bloquear as frentes frias, causando períodos com temperaturas pelo menos 5°C acima da média, por pelo menos três dias consecutivos.
De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor na Bahia possui algumas “quebras”.
Ao iBahia, ela explicou que a queda de um ou dois graus na temperatura já desclassificam como onda de calor o período, apesar de a região ainda seguir com a sensação e não existir, de fato, nenhuma melhoria.
Fonte: Revista Recôncavo