Com o objetivo de acompanhar e fiscalizar o fornecimento de fardamento escolares,  o Ministério Público da Bahia (MP-BA) notificou nesta sexta-feira  (27), o Prefeito de Cruz das Almas, Ednaldo Ribeiro e a Secretária de Educação, Geisa Novaes. 

 Sendo assim, o MP-BA  estipulou  um prazo de trinta dias, para que o Município apresente um plano de atuação para oferecer de forma totalmente gratuita os uniformes escolares a todos os alunos e alunas matriculados na rede pública municipal de ensino. Salvo se decidirem pela não exigência de fardamento escolar para o ingresso dos alunos nas escolas.  

O MP-BA também requisitou ao Presidente da Câmara Municipal, Thiago Chagas, que informe ao órgão em no máximo dez dias, sobre a existência de uma lei da Câmara de Vereadores versando sobre a disponibilização gratuita de uniformes escolares aos alunos da rede de ensino público municipal.

Segundo o documento, no art. 2º, da Lei de Diretrizes e Bases nº 8.907/94, a educação escolar é dever do Estado e da família, portanto, assegura que: “os critérios para a escolha do uniforme escolar levarão em conta as condições econômicas do estudante e de sua família […] .” 

 Já no âmbito do Município, o documento afirma  que “as escolas municipais de Cruz  das Almas exigem o uso do fardamento escolar para ingresso dos alunos nas unidades de ensino e tal medida precisa se adequar ao princípio constitucional da gratuidade, conforme os artigos 206 (IV) e 208 (I) Constituição Federal:

” O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: IV – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais” e art. 208, I da Constituição Federal :

“O dever do Estado com a educação será efetivado  mediante a garantia de: I – educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso  na idade própria”. 

O não atendimento da recomendação poderá ensejar a adoção das demais providências legais cabíveis por parte do MP-BA.

Leia mas em Bahia Recôncavo!

Fonte: Bahia Recôncavo!
Foto: Reprodução
!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *