Completando seu centésimo dia, nesta segunda-feira (10), o governo estadual baiano, sob o comando do governador Jerônimo Rodrigues, realizou ações e entregas em diferentes setores e áreas estratégicas, como saúde, educação, infraestrutura e assistência social. Com uma agenda de trabalho intensa, inclusive aos finais de semanas, nestes primeiros meses de 2023, o Governo do Estado atuou com ações e inaugurações, na capital e no interior.
Educação
Em pouco mais de três meses, foram entregues 11 escolas de tempo integral no estado. Nos municípios de Amélia Rodrigues, Aporá, Tucano, Jaguaripe, Jaguarari, Presidente Dutra, Iraquara, Serrolândia, Itabuna, São Domingos e Ilhéus, os equipamentos foram entregues com estrutura completa, incluindo laboratórios, auditório, quadra poliesportiva coberta e piscina semiolímpica. No mesmo período, também foram entregues cerca de 160 ônibus escolares para atender também estudantes da zona rural.
Além de dar continuidade ao programa Bolsa Presença, com auxílio financeiro para famílias de estudantes da rede estadual, o Governo manteve e ampliou, em 2023, o programa Mais Futuro. Neste ano, passará de oito para 11 o número de parcelas para os beneficiários que recebem o crédito mensal de R$ 300. Destinado a alunos das quatro universidades públicas estaduais, em condições de vulnerabilidade social, o recurso tem como objetivo contribuir para que os estudantes permaneçam nas instituições de Ensino Superior e concluam suas graduações.
Saúde
Uma das primeiras entregas realizadas este ano na área da saúde foi a reforma e ampliação do Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, que ganhou novos 90 leitos. Em Salvador, foram inaugurados o Centro de Parto Natural da Maternidade Albert Sabin, o Centro de Referência Estadual às Pessoas com Doença Falciforme e a segunda etapa do Hospital do Homem, que fica na estrutura do Hospital Geral Roberto Santos.
A regionalização da assistência à saúde no estado também recebeu reforço. Em São Francisco do Conde, foi inaugurada a 25ª Policlínica Regional de Saúde. Além da cidade-sede, o equipamento atenderá a população de outros cinco municípios da região: Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Saubara. Em outra frente, a Feira Saúde Mais Perto ofereceu uma série de serviços, de forma gratuita, em edições já realizadas em Salvador, Campo Formoso e Santo Amaro. Na capital, além de uma edição no bairro de Paripe, a Feira Março Mulher, realizada na Arena Fonte Nova, ofertou mais de 30 mil atendimentos a mulheres de todas as partes do estado.
Segurança Pública
Estruturas da segurança pública receberam reforços também da atual gestão estadual. Novas delegacias territoriais da Polícia Civil foram inauguradas nas cidades de Irecê e Serrolândia. Em Salvador, foram entregues a reforma do Quartel Geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e a reforma da 12ª Companhia Independente de Polícia Militar, no bairro do Rio Vermelho. Entre obras já autorizadas e iniciadas pelo governo este ano estão as construções de novas sedes para grupamentos policiais em Serrolândia, Juazeiro e Feira de Santana, onde também foram entregues 27 novas viaturas para a Polícia Militar.
Infraestrutura
Obras de infraestrutura foram entregues, já neste período inicial de governo, na capital e no interior. Em Salvador, a conclusão da Linha Azul foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, com a finalização da duplicação da Avenida Gal Costa e a requalificação do trecho até a BR-324. Também foi entregue novo trecho da Avenida 29 de Março, que liga Cajazeiras ao bairro de Águas Claras, e faz parte da quarta etapa da Linha Vermelha, interligando a Via Regional até a BR-324, passando pelos bairros de Cajazeiras IV, V e VIII, Castelo Branco e Águas Claras.
No interior, nos municípios de Sátiro Dias, Santa Luz, Valente e São Domingos, foram realizadas inaugurações de novos trechos de estradas recuperadas. Somente nestas entregas, o investimento supera os R$ 40 milhões. Abrindo novos caminhos também por vias aéreas, foram entregues as recuperações dos aeródromos de Valente e Itaberaba.
Bahia Sem Fome
Entre as principais ações deste período, o programa Bahia Sem Fome, já apresentado pelo Governo do Estado, está sendo planejado para alcançar e dar suporte a cerca de 1,8 milhão de cidadãos que hoje se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional. A primeira etapa, já em execução, consiste na campanha de arrecadação e distribuição de alimentos, envolvendo órgãos públicos, a iniciativa privada e a sociedade civil organizada. Até o início de abril, mais de 226 toneladas de alimentos já haviam sido arrecadados pela campanha.
Fotos: Manu-Dias-GOVBA/Mateus Pereira GOVBA
Fonte: Notícia Livre