Muitas técnicas de estudos foram propostas com o objetivo de auxiliar na retenção de conteúdo, cada uma utilizando um aspecto diferente do cérebro. No entanto, existem princípios que são comuns a muitas dessas metodologias que é o fato delas atuarem como meio significativo na retenção de informações pelos alunos.
De acordo com o Chief Operating Officer (COO) da Gama Ensino, startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos, Lorenzo Tessari, entre os modelos ele destaca como os mais eficientes os estruturados para memorização por repetição e os emocionalmente impactantes.
“A repetição como revisões sistemáticas permite reforçar conteúdos importantes, enquanto os emocionalmente carregados, também, denominados de técnicas de alto impacto, são facilmente lembrados devido à forte descarga de neurotransmissores, e quando combinados, podem potencializar a retenção de informações”, esclarece o especialista.
Ainda segundo Lorenzo, uma outra técnica interessante é a exploração do poder associativo do cérebro, “Ao criar associações intencionais, facilitamos a aprendizagem e a retenção de conteúdo. Essas associações agilizam o processo de revisão e o encadeamento de assuntos interdependentes”, complementa. Para avaliar o modelo mais adequado, o especialista listou seis modelos que podem contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, como:
Autoexplicação: A autoexplicação é uma abordagem eficaz no processo de aprendizado, na qual os estudantes se dedicam a explicar o conteúdo estudado para si mesmos. Essa prática envolve fazer perguntas e responder com suas próprias palavras, permitindo assim uma compreensão mais profunda do material. Além disso, a autoexplicação ajuda a identificar lacunas no conhecimento, reforçando a memória e consolidando informações. Para implementar essa técnica com sucesso, é importante que o estudante faça perguntas a si mesmo enquanto estuda, de modo a analisar criticamente o conteúdo e garantir que todas as áreas sejam abordadas.
Active Recall (Recuperação Ativa): O Active Recall ou Recuperação Ativa é uma técnica de aprendizagem que consiste em lembrar ativamente informações sem consultar as fontes de referência, fortalecendo conexões neurais e melhorando a retenção de informações. Para implementá-la, utilize flashcards, faça perguntas a si mesmo ou realize autoavaliações, praticando regularmente e esperando o esquecimento antes de testar-se novamente. As abordagens, que envolvem identificar a pergunta para uma resposta ou escrever a resposta sem olhar a fonte, aumentam a eficiência do estudo.
Método Feynman: O método de Feynman é um método eficiente de aprendizado que permite compreender rapidamente um conceito, explicando-o de maneira simples e clara. Ela se baseia na ideia de que explicar algo de forma simples facilita a compreensão. Para aplicar essa técnica, primeiro escreva o assunto ou conceito no topo de uma folha de papel. Em seguida, explique-o com suas próprias palavras, como se estivesse ensinando a alguém, uma criança por exemplo. Revise o que escreveu e identifique possíveis erros. Após encontrá-los, consulte suas anotações ou material de leitura para obter a resposta correta. Por fim, se você usou termos técnicos ou linguagem complexa em sua explicação, reescreva essas partes em termos mais simples, considerando uma pessoa sem o mesmo conhecimento prévio que você.
Modo Focado e Difuso: Alternar entre os modos Focado e Difuso é uma estratégia importante para melhorar a aprendizagem, conforme apresentado no livro “Aprendendo a Aprender”. O modo Focado é quando nos concentramos em uma atividade específica, enquanto o modo Difuso envolve a ativação de várias áreas do cérebro para explorar conexões relacionadas ao conhecimento. O estado denominado de Einstellung ocorre quando nos deparamos com dificuldades em um assunto e nosso cérebro “trava” tentando encontrar soluções em um grupo específico de neurônios que não possuem a resposta. Para superar esse bloqueio, é importante desligar o pensamento focado e ativar o modo difuso a fim de ampliar o campo de “pesquisa” do cérebro. Práticas como fazer pausas, tomar um banho, dormir, caminhar ou se envolver em atividades relaxantes ajudam a ativar o modo difuso, permitindo que o cérebro vasculhe novas conexões e encontre soluções de forma mais eficiente.
Notas Codificadas: Notas confusas podem dificultar a lembrança dos pontos importantes de uma palestra. Escrever em cores é uma maneira dinâmica de organizar as informações que você está aprendendo. Também ajuda a revisar e priorizar as ideias mais importantes. Um estudo recente descobriu que a cor pode melhorar o desempenho da memória de uma pessoa. Esse mesmo estudo descobriu que cores quentes (vermelho e amarelo) “podem criar um ambiente de aprendizado positivo e motivador que pode ajudar os alunos não apenas a ter uma percepção positiva em relação ao conteúdo, mas também a se envolver e interagir mais com os materiais de aprendizagem”, adicionalmente, foi relatado que cores mais quentes “aumentam a atenção e provocam entusiasmo e informações”.
Aprendizagem Espaçada: A Aprendizagem Espaçada é uma estratégia eficaz para melhorar a retenção de informações ao longo do tempo, pois possui forte consolidação da memória de longo prazo. Essa técnica envolve dividir o conteúdo de estudo em seções menores e distribuí-las em intervalos ao longo de um período prolongado, ao invés de tentar aprender tudo de uma vez só. Pode ser incorporado diferentes formas de assimilação de um mesmo conteúdo nesse processo, ora por leitura, ora por vídeo-aula, como sugerido por Paul Kelly (Spaced Learning: A Harbinger of a Paradigm Shift Education). A Aprendizagem Espaçada permite que o cérebro assimile e consolide melhor o conhecimento, aumentando a probabilidade de lembrar as informações no futuro. Para implementar essa técnica, é importante planejar sessões de estudo regulares, revisar o conteúdo em diferentes momentos e permitir um tempo adequado entre as sessões para que o cérebro processe e armazene as informações adequadamente.
Gama EnsinoA Gama Ensino é uma startup de tecnologia desenvolvedora de um algoritmo proprietário que identifica os gaps de aprendizado dos alunos para o direcionamento dos seus estudos. A tecnologia desenvolvida pela edtech é a base de Inteligência Artificial (IA). Com o desenvolvimento de uma tecnologia adaptativa que pode ser aplicada a qualquer área da educação, é capaz de identificar as lacunas de cada aluno e com isso montaram uma trilha personalizada para preencher buracos causados pelos ensinos massificados. Com isso, a Gama fraciona os objetivos pedagógicos, organizando-os numa espécie de teia e adicionando o algoritmo da empresa, através da tecnologia, sendo possível escalar e ao mesmo tempo personalizar a educação, elevando os alunos ao seu máximo potencial. Mais informações no site: https://gamaensino.com/
Gama Pré-VestibularA Gama Pré-Vestibular é um curso preparatório, com aulas online ao vivo. Utiliza a tecnologia desenvolvida pela Gama Ensino com base em Inteligência Artificial, para gerar uma jornada personalizada para cada aluno, o que direciona o estudo e eleva seus resultados. A tecnologia permite personalizar a grade curricular do aluno, entendendo seus pontos fortes e fracos, para aumentar o rendimento nas provas e as chances de aprovação. O resultado é uma taxa de aprovação de 80%, sendo que 60% desses alunos passam em uma Universidade Federal. Além das aulas e da grade curricular personalizada, ainda conta com uma plataforma, com ferramentas que auxiliam o aluno durante sua jornada em ano de vestibular. Mais informações no site: gamaprevest.com
Fonte: Bahia Recôncavo