Rebeca Mota eJheffeson Jheksom/Educa Rap

O programa “Rap é o som”, comemorou neste sábado (16), a edição de número 100. Assim, a atração contou com a presença mais que especial de Anderson Souza, Maria Aline Rodrigues, Rebeca Mota para comandar a apresentação com ErriVance e Jheffeson Jheksom.

No ar desde fevereiro de 2020, o “Rap é o som” levou para o público um programa diversificado. Além de muito rap, trouxe notícias, debates e várias participações educativas e culturais para a cidade de Cruz das Almas e região.

Ao longo de suas edições participaram figuras importantes do hip hop, política, cultura, educação e do empreendedorismo baiano, tornando o programa  inclusivo, representativo, democrático, cultural, educacional e fomentador da economia criativa.

Programa número 100

Fotos: Rebeca Mota e Jheffeson Jheksom/Educa Rap

Surpresa, felicidade e satisfação! Foram esses os sentimentos que Errivance definiu sentir nesta comemoração especial.  Ele, o coordenador do projeto Educa Rap e apresentador do Rap é o Som, foi entrevistado por Jheffeson Jheksom durante o programa (para assistir clique aqui). Assim, Errivance explicou como surgiu a ideia de levar o Rap é o Som para a rádio Santa Cruz FM:

 “A proposta partiu da própria Santa Cruz, através do vereador Thiago Chagas, ele sempre esteve presente nas atividades do Educa Rap e ao perceber o público do hip hop, Thiago fez o convite para trazer a atração para o rádio”, explicou o rapper e apresentador.

Errivance também destacou que fazer um programa de rap na cidade de Cruz das Almas é sempre um imenso desafio, pois a cultura do hip hop na Bahia ainda é recente: “Muitos artistas dessa arte precisam financiar o seu trabalho com dinheiro do próprio bolso e são poucos os espaços para Mc´s e rappers”.

Chegando na marca de sua centésima edição, o Rap é o Som surgiu praticamente na pandemia e foi o único espaço que se tornou ativo durante o momento pandêmico para artistas da cultura do hip hop nesta região. Dessa forma, foi através desse programa que muitos artistas puderam expressar e continuar com a sua arte, conforme salientou Errivance.

Além dessa entrevista, outros componentes do projeto deixaram seus recados, a exemplo de Sergio Augusto estudante da UFRB, ele contou que descobriu o programa pela Rádio Santa Cruz:

“Em 2021 tive a oportunidade de participar do programa através do bloco Momento Lírico e logo depois passei a integrar o projeto Educa Rap. O Rap é o Som é um contador de histórias”.

Outra integrante também deixou uma mensagem, Maria Aline, que participa há um ano desse programa, e contribui  com temas ligados ao empreendedorismo através do quadro Saque no Corre.

Assim também, Anderson Souza, Jheffeson Jheksom, Rebeca Mota, Daniele Almeida parabenizaram o programa e agradeceram pela oportunidade de fazer parte do projeto Educa Rap, através do Rap é o Som.

Já o professor da UFRB Marcelo Araújo aproveitou a oportunidade e ressaltou a importância desse programa: “Uma iniciativa fantástica para a UFRB e para os ouvintes, espero que tenha vida longa e sirva de exemplo para outras ações tão inovadoras quanto”.

E por fim, Ana Carolina, apresentadora do Momento Lírico, destacou a importância da poesia para o programa: “Através desse quadro eu conheci muitas histórias e pessoas e assim  poetizamos os sábados da galera”

Além dessas participações, Thiago Chagas Presidente da Câmara Municipal de Cruz das Almas, fez questão de mandar o seu recado para toda a equipe e os ouvintes do programa:

“O Rap é o Som vem evoluindo a cada programa e essa centésima edição merece nossos aplausos, nossos parabéns. Que Deus conserve em vocês a sabedoria para continuar com essa comunicação brilhante que vocês fazem”, parabenizou Thiago.

Extensão

Programa produzido pelo Projeto de Extensão Educa Rap, protagonizado por estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, de diferentes centros e cursos. O projeto visa desenvolver ações que une comunicação, arte e música para impactar a juventude de Cruz das Almas. Criado em 2019, a ação integra o portfólio de projetos apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT – UFRB). (Clique aqui e veja as atividades do grupo de extensão)

Outras ações

O Projeto também produziu um PodCast financiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, o “Rap é o Som PodCast” além de disponibilizar suas edições no YouTube do Educa Rap TV e distribuir os episódios dos Blocos apresentados no Programa, no Spotify.

Abaixo acompanhe a edição número 100 do programa Rap é o Som:

https://youtube.com/watch?v=4NZRbYc32HY%3Ffeature%3Doembed

Por Ivana Moreira

Fonte: Bahia Recôncavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.