Uma campanha internacional, cujo objetivo é conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, estamos falando do Outubro Rosa. Esse movimento internacional acontece há aproximadamente 30 anos.

Quando e como surgiu?

Criada na década de 1990, essa campanha ocorreu primeiramente nos Estados Unidos, nessa época a primeira Corrida pela Cura foi promovida em Nova York. Assim também, foi lançado o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes dessa corrida. A partir dai o laco cor de rosa foi distribuído em vários locais e eventos e essa Corrida pela Cura acontece anualmente.

O que é o câncer de mama?

É importante destacar que essa problema também atinge os homens, mesmo que sejam em casos raros, especificamente 1% do total de casos da doença, mas, o público masculino também precisa conhecer mais sobre esse assunto.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) “O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico”.

Infelizmente, esse problema de saúde é o segundo mais frequente no mundo, dados do Atlas de Mortalidade por Câncer – SIM, apontam que somente no Brasil o número de mortes em 2019 chegaram em 18.295 no total , sendo 18.068 mulheres e 227 homens. Assim, para 2021, o INCA aponta que serão detectados 66.280 novos casos.

Ei Mulher, você precisa se cuidar!

Como se costumam dizer “Com saúde não se brinca!”, então as mulheres de todas as idades precisam apoiar essa causa do Outubro Rosa, assim, incentivar, buscar informações e principalmente se cuidar. Afinal, você sabia que 80% dos casos de câncer de mama são detectados pelas próprias mulheres e que o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura? Pois é, confira abaixo três passos para você manter a sua saúde em dia:

1 – Consulte sempre um médico:  manter hábitos saudáveis e a visita regular ao ginecologista e a realização de exames periódicos é indispensável para manter a saúde em dia.

2 – Mamografia: indicado para mulheres a partir dos 40 anos de idade, deve ser realizado anualmente e este exame permite a identificação de lesões não palpáveis.

3 – Autoexame: esse exame deve ser realizado mensalmente, assim, é recomendado para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo. Esse exame não substitui a consulta com o mastologista nem a mamografia.

Como realizar o autoexame:

Ações da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas

No município de Cruz das Almas, a Secretaria de Saúde está promovendo uma programação que se inicia nesta sexta-feira (01) com uma ação na frente da Prefeitura, às 17:00 horas.

Governo do Estadomais de 14 mil mamografias serão ofertadas

Para celebrar 10 anos de ações itinerantes de conscientização, detecção precoce e tratamento do câncer de mama, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pela internet, a fim de evitar filas e aglomerações no atendimento. Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 Policlínicas Regionais de Saúde ofertarão os exames, no entanto, o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas Secretarias Municipais de Saúde.

Texto: Ivana Moreira / Bahia Recôncavo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *