Maioria dos deputados da BA vota contra Temer em sessão que rejeitou 2ª denúncia sobre presidente

Vinte e um votaram a favor do prosseguimento da denúncia e 14 pela rejeição da denúncia. Três baianos estiveram ausentes.

A maioria dos deputados baianos votou contra Michel Temer, nesta quarta-feira (25), durante a sessão que rejeitou enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).

O relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia, foi aprovado por 251 votos. Outros 233 deputados votaram contra o relatório. A votação ainda teve duas abstenções e 25 ausências. A sessão durou 12 horas e 20 minutos.

Dos baianos, 21 votaram “Não”, ou seja, contra o relatório e a favor do prosseguimento da denúncia contra Temer. Outros 14 votaram “Sim”, a favor do relatório e pela rejeiçao da denúncia. Três deputados baianos estiveram ausentes. [Confira abaixo como votou cada um]

Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.

Os 251 votos alcançados por Temer ficam abaixo da previsão do governo, anunciada nos últimos dias, que apontava para entre 260 e 270 votos favoráveis. Na primeira denúncia que a Câmara derrubou (por corrupção passiva), em agosto, Temer obteve 263 votos (227 contra).

O placar desta quarta-feira é inferior, inclusive, ao mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar (257) ou para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (308 votos), como a reforma da Previdência, uma das prioridades do governo.

Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o mandato. Caso fosse instalado, o processo provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias. Agora, Temer responderá na Justiça somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.

Veja como votou cada deputado baiano

AFONSO FLORENCE – Não

ALICE PORTUGAL – Não

ANTONIO BRITO – Não

ANTONIO IMBASSAHY – Sim

ARTHUR OLIVEIRA MAIA – Sim

BACELAR – Não

BEBETO – Não

BENITO GAMA – Sim

CACÁ LEÃO – Sim

CAETANO – Não

CLAUDIO CAJADO – Sim

DANIEL ALMEIDA – Não

DAVIDSON MAGALHÃES – Não

ELMAR NASCIMENTO – Sim

ERIVELTON SANTANA – Ausente

FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR – Não

FERNANDO TORRES – Não

IRMÃO LAZARO – Não

JOÃO CARLOS BACELAR – Sim

JOÃO GUALBERTO – Não

JORGE SOLLA – Não

JOSÉ CARLOS ALELUIA – Sim

JOSÉ CARLOS ARAÚJO – Ausente

JOSÉ NUNES – Não

JOSÉ ROCHA – Sim

JUTAHY JUNIOR – Não

LUCIO VIEIRA LIMA – Sim

MÁRCIO MARINHO – Ausente

MÁRIO NEGROMONTE JR. – Sim

NELSON PELLEGRINO – Não

PAULO AZI – Sim

PAULO MAGALHÃES – Não

ROBERTO BRITTO – Sim

RONALDO CARLETTO – Sim

SÉRGIO BRITO – Não

ULDURICO JUNIOR – Não

VALMIR ASSUNÇÃO – Não

WALDENOR PEREIRA – Não

 *G1

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na Programação Santa Cruz FM 87.9 baixe nosso aplicativo aqui!, Siga-nos nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram!

Deixe uma resposta